domingo, 27 de junho de 2010

ACERVO

A exposição sobre o Egito antigo não esta mais disponível. O acervo dessa coleção de réplicas encontra-se agora no "Museu Egípcio" da Ordem Rosacruz AMORC em Curitiba.



Para a elaboração das  réplicas de arte egípcia, fiz uso de diversos materiais como a terracota, gêsso, madeira, resina e fibra de vidro, tecido, pariro, folhas douradas para artesanato, e varios tipos de tintas, corantes e vernizes.


Caixa com Anúbis


A imagem do deus Anúbis em madeira coberta com resina preta, posiciona-se sobre a tampa de um baú, que guardava os vasos com as vísceras mumificadas da rainha Nedjemet. Nas laterais da caixa aparece um friso com símbolos de Osíris e Ísis, além de serpentes solares. Na frente a rainha aparece fazendo oferendas a Osíris e Anúbis, importantes divindades funerárias. Proveniente de Deir el-Bahari –  XX din.

Cuidados com a elaboração das peças

Procuro reproduzir a escultura ou objeto o mais fielmente possível de acordo com referências fotográficas que tenho em mãos, de livros ou fotos tiradas por mim em viagens a museus como o Cairo, Luxor, Britânico, Turim e Vaticano.  São observadas as medidas e cores mais próximas, pois o colorido varia de acordo com a impressão ou revelação fotográfica.

Ataúde de Bapum



Estátua de Akhenaton


Recipiente para unguento



Máscara em cartonagem



Rainha Nefertite



Estelas funerárias



Divindades




quinta-feira, 3 de junho de 2010

Exposição EGITO ANTIGO - civilização e mistérios

A exposição sobre o Egito antigo não esta mais disponível. O acervo dessa coleção de réplicas encontra-se agora no "Museu Egípcio" da Ordem Rosacruz AMORC em Curitiba. 
http://museuegipcioerosacruz.org.br/


“EGITO ANTIGO- civilização e mistérios”

Egito, o país do Nilo, a terra das pirâmides e suas múmias envoltas em caixões de ouro repletos de sagrados hieróglifos. Mais do que monumentos e mistérios, a civilização dos faraós reflete a existência de um povo que amava a vida e, sem descanso, desejou conquistar a eternidade.

A exposição “EGITO ANTIGO – civilização e mistérios” é apresentada através de réplicas de arte egípcia e tem por objetivo levar ao conhecimento do público a história, a arte e os costumes que milênios atrás marcaram a vida às margens do Nilo. O aspecto religioso aparece com grande destaque, apresentando figuras de deuses, sarcófagos e as crenças sobre a imortalidade da alma.

Trata-se de uma exposição didático-cultural, composta de 90 réplicas da arte egípcia e painéis explicativos. As réplicas foram produzidas pelo artista plástico Eduardo Vilela, com base num estudo cuidadoso dos originais, na forma, dimensão, cor e minúcias de detalhes. Os painéis didáticos versam sobre temas variados, que fornecem uma visão geral sobre a civilização dos faraós: pirâmides, templos, mitologia, costumes funerários, aspectos do cotidiano, etc. Os textos dos painéis e aqueles explicativos às peças trazem dados fidedignos e dentro do rigor científico, assinados pelo egiptólogo Prof. Dr. Mauricio Schneider, doutor em Arqueologia Egípcia pela Universidade de São Paulo.



Algumas r
   Nesta exposição estão sendo mostradas réplicas de arte egípcias de minha autoria e que fazem parte de meu acervo particular.
















    EGITO ANTIGO - civilização e mistérios 

 MUSEU DE ARTE E CULTURA DE CARAGUATATUBA


















































Veja mais informações no Blog:
http://culturailhabela.blogspot.com.br/2015/10/exposicao-egito-antigo-civilizacoes-e.html 
_______________________________________________________________________________

  EGITO ANTIGO - civilização e mistérios 

 MUSEU OSWALDO RUSSOMANO

BRAGANÇA PAULISTA - SP


EGITO ANTIGO - civilização e mistérios
Museu Oswaldo Russomano - Bragança Paulista - SP
Setembro, outubro e novembro de 2014












  











_____________________________________________________________

Antiga exposição - EGITO ANTIGO - mitos e símbolos


Trata-se de uma exposição didático-cultural sobre civilização egípcia faraônica. É composta de réplicas da arte egípcia e painéis explicativos. As réplicas foram produzidas pelo artista plástico Eduardo Vilela, com base num estudo cuidadoso dos originais, dos quais constituem cópias fiéis na forma, dimensão, cor e minúcias de detalhes. Os painéis didáticos versam sobre temas variados, que fornecem uma visão geral sobre a civilização dos faraós: pirâmides, templos, mitologia, costumes funerários, aspectos do cotidiano, etc. Os textos dos painéis e aqueles explicativos às peças trazem dados fidedignos e dentro do rigor científico, assinados pelo egiptólogo Prof. Dr. Mauricio Schneider.


Exposição iniciada em 10 de dezembro de 2009 no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina - Pindamonhangaba/SP Pindamonhangaba -SP










VASOS  CANÓPICOS


Por ocasião do sepultamento e durante a mumificação um sacerdote usando uma máscara representando o deus Anúbis realizava a cerimônia de abertura dos olhos e da boca.

Essa cerimônia significava que o falecido estava pronto para o julgamento de sua alma e futura vida no além.

Geralmente feitos em alabastro, calcário, faiança ou cerâmica serviam para acondicionar as vísceras retiradas do corpo durante a mumificação. Eram depois colocados na câmara funerária do túmulo junto ao caixão. Os textos inscritos nos vasos colocam cada em dele sob a proteção de uma deusa.


SCARA COM ANÚBIS

Por ocasião do sepultamento e durante a mumificação um sacerdote usando uma máscara representando o deus Anúbis realizava a cerimonia de abertura dos olhos e da boca.

Essa cerimonia significava que o falecido estava pronto para o julgamento de sua alma e futura vida no além.

Tampa de ataúde de HOR, com Anúbis e cartonagem ao fundo.

 

Detalhe de pintura da tampa de ataúde de HOR

Anúbis e parte interna do ataúde de HOR


A exposição  foi prorrogada até dezembro de 2011 em Pindamonhangaba; teve uma nova distribuição das esculturas e vitrinas








EGITO ANTIGO - mitos e símbolos - 2012 em Poá/SP







EGITO ANTIGO - mitos e símbolos
2012 em Itaquaquecetuba/SP

Eduardo, Rosangela Sousa, chefe de Seção do Museu Municipal de Itaquaquecetuba e  Jandir Jorge de Souto, Secretario de Cultura e Turismo
de Itaquaquecetuba
Integrantes do grupo de dança do ventre da "Secretaria de Cultura e Turismo de Itaquaquecetuba" (GRUPO SAMIRA), que abrilhantou a abertura da exposição.












CONFIRA O VIDEO DA EXPOSIÇÃO

http://www.youtube.com/watch?v=m6eaAQ56Cjk&feature=youtu.be

"EGITO ANTIGO - mitos e símbolos"
2011 - 2012 Cascavel - PR







Seguidores